Uma Rotina Cheia de Nada…

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Muitas das histórias que ouço refletem a dificuldade que temos em criar uma rotina que nos preencha quando a “nossa verdadeira rotina” nos foi roubada.

Um dia estás na tua vidinha, com os teus amigos, os teus familiares, o teu trabalho e um “corre-corre” que acontece dia após dia. Tens a vida tão preenchida por esta rotina que às vezes até te queixas…

Quando mudas para longe, quando mudas de casa, de cidade, de país, quando és obrigada a parar, quando mudas de rotina o impacto na tua identidade pode ser imenso. É verdade que os primeiros meses são estafantes, desafiantes, arrumas a casa nova e arrumas também os teus sonhos. Retiras as coisas todas das caixas que trouxeste de Portugal e guardas nessas mesmas caixas os teus sonhos, os teus projetos profissionais. Não há problema! Um dia vou voltar a desarrumar esses sonhos e eles voltarão a ganhar força. Agora o foco é outro.  A casa, os filhos, o novo desafio profissional do companheiro. Pode ser que até consigas arranjar um trabalho para ti…

Mas os dias passam, as caixas estão vazias, já passeaste por todas as ruas ao pé da casa nova. Já sabes onde se compra o melhor peixe, os melhores legumes… Já conheces algumas mães dos teus filhos… Cada membro da família adaptou a sua rotina à nova realidade, os filhos na escola nova, o companheiro no trabalho novo… E tu?

De repente passaste de um dia a dia corrido cheio de desafios e agora? Quais os teus desafios agora? Quem és tu nesta nova realidade tão diferente da que tinhas pensado?

A adaptação tem de ser o teu instrumento. Tomando consciência que a tua realidade agora é aí onde estás, porque não encontrar novos desafios? Talvez não tenha de passar por um novo trabalho mas sim por algo que te dê ânimo, que te entusiasme, que te faça não esquecer de ti. Ou então até pode mesmo passar por um novo trabalho quem sabe?

Não podes deixar que a rotina cheia de nada te preencha. Adaptares a mudança a teu favor pode ser um trunfo e pode ajudar a manteres situações de depressões, frustrações ou tristezas bem longe de ti. Pensares em ti vai ajudar toda a família!

Deixo-te um desafio: Pensa em todas as características (podes mesmo escrever uma lista) que te fazem ser quem és, que te fazem ser diferente, que te fizeram chegar onde estás hoje. Escolhe a que mais te orgulha e imagina como podes utilizar essa tua característica na tua mudança, na tua nova comunidade, na tua nova realidade.  

Começa a criar para ti uma nova realidade para te voltares a sentir verdadeiramente tu! Para continuares a ser autêntica!

Joana Duque

(Artigo escrito em 16 Junho de 2019)

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!