Será que estás mesmo no comando da tua vida?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

É verdade que, quando acordas de manhã, não sabes o que vai acontecer durante o teu dia. Não sabes se vai correr bem ou se vai correr mal, porque há uma série de variáveis que não dependem de ti. Mas, também é muito verdade, que tens a possibilidade, todos os dias, de escolheres como vai ser o teu dia, no que toca à tua atitude e àquilo que gostavas que esse dia fosse, àquilo que planeias fazer nesse dia. Parece-te difícil? Não é. Acredita!!

Comandar a tua vida tem, sobretudo, a ver com a tua atitude perante cada dia da tua vida. Por isso, falo tanto na importância do planeamento, porque, quando planeias, decides o que queres fazer; o que queres que aquele dia signifique para ti; o que realmente é importante, para ti, fazer nesse dia.

Daí que o planeamento assuma um papel tão importante e seja, ao mesmo tempo, um dos passos fundamentais para passares a comandar a tua vida e o que dela queres fazer. Ao escolheres 3 a 5 tarefas por dia – não mais do que isso, porque está provado que a sua concretização passará a ser difícil – estás a colocar os teus objetivos em prioridade. Estás a colocar a tua vida em prioridade.

Na verdade, 3 ou 5 tarefas não é um número assim tão assustador, mas vai permitir-te sentir realizada. E, nota, não têm de ser sempre grandes tarefas, podem ser coisas simples. Aqui, o que está em causa é que, para ti, a sua concretização seja importante e faça a diferença no teu dia, na tua semana, no teu mês, no teu ano, enfim, na tua vida.

De facto, todos os dias tens a oportunidade de escolher o que queres fazer. Podes até nem conseguir aproveitar da forma como desejarias, porque os imprevistos fazem parte das nossas vidas, mas, sem qualquer dúvida que, ainda assim, sentir-te-ás no comando da tua vida, porque podes sempre determinar a tua atitude perante as coisas que te acontecem.

No fundo, quando planeias, quando determinas os teus objetivos decides, a cada novo dia, que peça queres colocar no puzzle enorme que é a tua vida e só tu, na verdade, podes decidir se aquela peça serve ou não naquele puzzle. Com isto, vais evitar aquela sensação, tão desgastante, de que somos engolidos pelas coisas que nos vão acontecendo, pelas tarefas que os outros vão determinando para nós ou das agendas que não nos pertencem.

Se comandares a tua atitude perante as coisas que te acontecem, se caminhares nesse sentido – ainda que nem sempre tudo corra como queres – estarás a construir a tua realização diária e a ser, verdadeiramente, o comandante da tua vida.

Eu adoro controlar as coisas, mas sei bem que pouco ou nada controlo, basta pensar que nem sabemos se amanhã estaremos aqui, mas assumi este compromisso de, enquanto aqui estiver, eu controlo a minha atitude e, todos os dias, perguntar-me-ei: “repetiria este dia para o resto da minha vida?”

Com o tempo e com as atitudes certas, vamos percebendo que, cada vez menos, desejamos alterar os nossos dias e isso é viver a vida de forma intencional. Haverá algo melhor e maior do que isto?

Não creio, porque, quando vivemos intencionalmente, estamos a caminhar em direção a algo que determinamos, que nos faz pleno sentido, que nos preenche, realiza e nos faz feliz.

E tu? Que intenção colocas na tua vida?

Partilha comigo os teus maiores desafios. Terei muito gosto em ajudar-te a tornares-te o comandante da tua vida!!

 

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!