Sabes o que te anda mesmo a roubar o teu tempo?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

A maioria das pessoas que vêm até mim sentem falta de tempo e essa é uma angústia que, às vezes, até lhes rouba o sono, porque vivem as suas vidas presas a um relógio que nunca lhes oferece tempo. Pelo contrário!

E num mundo cada vez mais acelerado, no qual temos de nos desdobrar em mil tarefas, assumir mil e uma responsabilidades e papéis e, ainda, sentirmo-nos pressionadas para aparentarmos uma vida controlada e quase perfeita, o desafio de termos tempo pode ser avassalador. No entanto, normalmente, a solução está mais perto do que julgas e o caminho para, finalmente, virares o relógio a teu favor, é termos a coragem de perceber quem realmente te anda a roubar tempo.

Pois é!! E na, na maioria dos casos, as redes sociais estão no topo da lista e nem sempre nos damos conta disso.

É importante desligarmo-nos delas nas férias, mas não só. É preciso sabermos ligarmo-nos a elas durante todo o ano. Também aconteceu comigo!!

A verdade é que as redes sociais e a internet são um dos nossos principais ladrões de tempo, foco e energia. E é fácil de perceber porquê. Ora vê se não reconheces isto de algum lado?

Estás a trabalhar e, de repente, a notificação que recebeste um email salta no ecrã do teu PC. Ignoras… mas não lhe resistes mais do que alguns segundos e lá vais espreitar. Afinal, pensas tu, pode ser algo de importante! Às tantas, ainda no email, clicas numa caixa qualquer e já estás no Google… o assunto nem te interessa tanto, mas, de repente, uma outra caixa te chama a atenção e lá vais tu clicar e mais outro separador se abre e, não sabes como, estás a ver casas para arrendar no Algarve. Nem queres ir para o Algarve, mas lá estás tu a ver casas no Algarve e daí, saltas mais uma vez, e estás numa praia qualquer de um outro continente e… às tantas, já estás a ver viagens para Tunísia e acabas o teu périplo pela internet a consultar as taxas de câmbio do dólar americano.

Conheces o filme, não conheces?! E, repara, desde o ‘inocente’ email que abriste até chegares à Tunísia, já voaram sei lá quantos minutos e já perdeste toda a tua atenção no que estavas a fazer antes e que, realmente, era o mais importante.

É fácil cair nesta armadilha. Está tudo à distância de um clique e basta um clique para te levar longe do que realmente é importante e roubar-te horas de produtividade e de foco. E voltar ao foco não é um processo simples e rápido. Exige… tempo e energia. E isto é o que, se calhar, te acontece todos os dias, várias vezes, por dia… imagina!  

Comigo também aconteceu. Senti-o, especialmente, com o whatsapp. Quando me dei conta, percebi que, num dia, ia lá mais de 20 vezes. O que fiz? Desliguei as notificações.

Por isso, antes de culpares o relógio pela tua falta de tempo, analisa o tempo que perdes, por exemplo, nas redes sociais. Acho que vais entender muita coisa!! E, depois, define um momento do dia em que te dedicas a ver as redes sociais e cumpre esse plano. Sempre! Vais ver como o ponteiro do teu relógio vai caminhar mais devagar!!

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!