Ter um peer group é garantir que crescemos mais, melhor e mais rápido

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Ter pessoas à nossa volta que nos inspiram, que nos motivam, que partilhem dos mesmos objetivos, mesmo que tenham experiências e vidas completamente diferentes é fundamental e vai tornar a tua vida ainda mais rica.

Por isso, o conceito de peer group é tão importante.

Os peers groups são aqueles grupos de pessoas que escolhes juntar-te, porque neles integram pessoas com interesses, objetivos e vivências em comum. E mais importante que tudo é que são pessoas que nos elevam, que nos desafiam, no sentido de querermos ser mais, de queremos ser melhores.

São, por isso, pessoas positivas, que nos emprestam energia positiva, que partilham connosco os seus percursos, os seus caminhos, os seus desafios e as formas como os superaram.

Na verdade, ainda que nem sempre tenhamos disso noção, há pessoas que estão a viver as mesmas experiências, desejos e desafios, ou já viveram, e essas vivências são-nos preciosas e podem, efetivamente, revelar-se a peça que faltava para seguirmos adiante e conquistarmos os nossos objetivos ou encontrarmos a solução para os nossos desafios.

Portanto, é um grupo que nos apoia e que está lá sempre pronto para nos acolher. Por exemplo, no que toca à Gestão de Tempo, admito que não é algo fácil de se fazer. Ou seja, aprender a gerir é fácil, implementares isso na tua vida é que pode ser bem mais desafiante. Mas, se tiveres um grupo que te permita partilhares as tuas dificuldades, os teus desafios, as tuas dúvidas, aquilo que tens feito até hoje e gostarias de mudar, as tuas vitórias e conquistas, vais, com certeza, sentir-te mais confiante, mais motivada e incentivada para continuares a implementar as mudanças necessárias, mesmo que isso implique algum esforço e até alguma dor. Porque sabes que, a todo o momento, tens um grupo inteiro que está a torcer por ti.  

Poderes ouvir outras perspetivas, outras experiências ou outras vivências de pessoas, que até têm vidas completamente diferentes da tua, mas que, ao mesmo tempo, sentem as mesmas dúvidas, é um privilégio e é também algo que não deves dispensar na tua vida.

No fundo, é teres um grupo que te vai mostrar que não tens que te sentir sozinha, porque há imensas pessoas que sentem o mesmo que tu e… elas estão mesmo ali… ao teu lado… prontas para te estender a mão e caminhar contigo.

Eu, por exemplo, estou inserida em vários peers groups e sinto aquela energia que flui naturalmente, que não é forçada ou artificial e que nos completa; sinto a partilha e, mais do que isso, sei que posso contar com cada uma daquelas pessoas.

Mais do que um grupo, acabamos por sentir que ali está também a nossa família e de uma forma tal que, muitas vezes, não encontramos na nossa família verdadeira, a de sangue, a mesma ligação, o mesmo apoio e compreensão. Saberes que tens um grupo onde podes ser tu própria, onde podes te despir de preconceitos, onde podes colocar todas as tuas dúvidas, até mesmo as mais ridículas, que sabes que vão festejar contigo, mesmo a mais pequenina e aparentemente insignificante vitória, é algo de extraordinário e de único.

Quando entrei no mundo coaching, percebi a importância do peer group e, hoje, só me rodeio de pessoas que me elevam e afasto todas as outras que não me são positivas. Isto não significa que deixe de falar com elas, mas a influência que elas têm na minha vida, nos meus pensamentos, nos meus sentimentos é muito reduzida.

E o interessante dos peers groups é que não têm de ser iguais a ti. No, caso da comunidade do meu curso Full Time, por exemplo, há pessoas muito diferentes umas das outras e com vidas completamente distintas. O que nos nos une é o facto de queremos todas chegar mais longe, aprendermos a ser melhores e aprendermos isso em partilha. E isso, torna-nos iguais e únicas ao mesmo tempo!

E tu? Já encontraste os teus peers groups?

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!