Todos temos 24 horas do dia. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Mas, a verdade, é que nem todos aproveitam as 24 horas do dia da mesma forma. Há uns que fazem trinta por uma linha nessas 24 horas e outros que chegam, ao final do dia, com a sensação de que metade do dia lhes foi literalmente roubada! As razões por que isto acontece são muitas e variadas, mas, na maioria dos casos, todas elas assentam em 3 fatores essenciais na gestão do tempo: Tempo, Energia e Atenção. E a correlação entre elas é que determina quanto tempo tem afinal as tuas 24 horas.

Tenho a certeza de que passas os teus dias a fazer, a fazer, a fazer e nunca páras e, no entanto, chegas ao final do dia, e desejas ter mais 24 horas para terminar tudo quanto ainda não fizeste. E isto resulta por causa da falta de equilíbrio do Tempo, da Atenção e da Energia que dedicas nas tuas tarefas ao longo do dia e ao longo dos dias.

O mundo hoje está mais rápido. Não porque os ponteiros do relógio se movam mais rápido do que antes, mas porque estamos constantemente sujeitos a um número avassalador de distrações, stresse e pressão que aparecem de todos os lados e que levamos connosco para todo lado. Distraímo-nos e cansam-nos mais, perdemos atenção, foco e energia. E prolongamos esta perda dia após dia. Quando nos damos conta, vivemos os dias nesta rotina de não fazemos o que queremos nem o que queremos e achamos que temos de fazer.

Por isso, é importante que pares e percebas como estás a tratar a tua atenção, a tua energia e o teu foco.

Já pensaste, por exemplo, que se dormires mais, apesar de te exigir mais tempo, ganhas mais energia e capacidade de atenção. Ou que tal experimentares eliminar ruídos e distrações. Dá trabalho, exige algum tempo, mas ajuda-nos a manter a atenção naquilo que é importante.

Se não usarmos o nosso tempo de uma forma sensata, ao final do dia, não teremos realizado todas as tarefas, independentemente da quantidade de energia e atenção que tenhamos. E se não conseguirmos concentrarmo-nos e manter a atenção, também não conseguiremos ser mais produtivos. E, claro, sem energia, de pouco nos valerá ter tempo ou atenção, porque não teremos a vitalidade necessária para desempenhar o que temos na agenda.

Conciliar Atenção, Energia e Tempo não é algo que se coloque em prática de um dia para o outro, mas, acredita que quando o conseguires fazer vais notar uma grande diferença.

Pronta para começar a treinar?

Joana Duque

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!