Quantas horas têm as tuas 24 horas?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Todos temos 24 horas do dia. Nem um minuto a mais, nem um minuto a menos. Mas, a verdade, é que nem todos aproveitam as 24 horas do dia da mesma forma. Há uns que fazem trinta por uma linha nessas 24 horas e outros que chegam, ao final do dia, com a sensação de que metade do dia lhes foi literalmente roubada! As razões por que isto acontece são muitas e variadas, mas, na maioria dos casos, todas elas assentam em 3 fatores essenciais na gestão do tempo: Tempo, Energia e Atenção. E a correlação entre elas é que determina quanto tempo tem afinal as tuas 24 horas.

Tenho a certeza de que passas os teus dias a fazer, a fazer, a fazer e nunca páras e, no entanto, chegas ao final do dia, e desejas ter mais 24 horas para terminar tudo quanto ainda não fizeste. E isto resulta por causa da falta de equilíbrio do Tempo, da Atenção e da Energia que dedicas nas tuas tarefas ao longo do dia e ao longo dos dias.

O mundo hoje está mais rápido. Não porque os ponteiros do relógio se movam mais rápido do que antes, mas porque estamos constantemente sujeitos a um número avassalador de distrações, stresse e pressão que aparecem de todos os lados e que levamos connosco para todo lado. Distraímo-nos e cansam-nos mais, perdemos atenção, foco e energia. E prolongamos esta perda dia após dia. Quando nos damos conta, vivemos os dias nesta rotina de não fazemos o que queremos nem o que queremos e achamos que temos de fazer.

Por isso, é importante que pares e percebas como estás a tratar a tua atenção, a tua energia e o teu foco.

Já pensaste, por exemplo, que se dormires mais, apesar de te exigir mais tempo, ganhas mais energia e capacidade de atenção. Ou que tal experimentares eliminar ruídos e distrações. Dá trabalho, exige algum tempo, mas ajuda-nos a manter a atenção naquilo que é importante.

Se não usarmos o nosso tempo de uma forma sensata, ao final do dia, não teremos realizado todas as tarefas, independentemente da quantidade de energia e atenção que tenhamos. E se não conseguirmos concentrarmo-nos e manter a atenção, também não conseguiremos ser mais produtivos. E, claro, sem energia, de pouco nos valerá ter tempo ou atenção, porque não teremos a vitalidade necessária para desempenhar o que temos na agenda.

Conciliar Atenção, Energia e Tempo não é algo que se coloque em prática de um dia para o outro, mas, acredita que quando o conseguires fazer vais notar uma grande diferença.

Pronta para começar a treinar?

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!