Sem liberdade e sem transformação não há gestão de tempo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Acredito que ter tempo é, sobretudo, ter tempo para viver. Fazermos o que temos para fazer, mas também para aquilo que nos dá prazer. E esta, para mim, é a fórmula onde reside a eficácia da gestão de tempo – a necessidade de fazer diferente para garantir a liberdade de fazermos o que queremos e gostamos 

Somos mais felizes, quando fazemos mais daquilo que gostamos. Mas, para fazermos aquilo que gostamos, precisamos de ter tempo e gozá-lo sem aquele sentimento de culpa que nos diz que, em vez de estarmos a ser felizes, deveríamos estar a cumprir qualquer outra tarefa.

Por isso é que, para mim, continuar a saber sobre gestão de tempo e levar o que aprendi e continuo a aprender a outras mulheres é tão importante, porque, todas nós, merecemos ter tempo para a felicidade.

Aprender a gerir tempo não é algo imediato, que se consiga de um dia para outro, só porque resolvemos pôr em prática uma ou outra dica que ouvimos alguém falar. Aprender a gerir o tempo e colocar isso em prática é escolher o que, na nossa vida, faz sentido. E nem sempre essas escolhas são óbvias e nem sempre sabemos o que, realmente, é mais importante para nós. E depois, temos de mudar toda uma série de hábitos e rotinas e isso, implica algum esforço, porque implica mudanças.

Ao contrário do que tendemos a pensar, nem sempre é fácil percebermos exatamente o que nos faz feliz e de que forma queremos aproveitar a liberdade que tanto reclamamos. Mas aí também está a magia da gestão de tempo, pelo menos, da forma como eu acredito que ela deve ser feita, de dentro para fora, implicando um conhecimento profundo de quem nós somos. E somos bem mais felizes quando nos conhecemos bem e é só, assim, que também percebemos que liberdade queremos ganhar. Por isso, a gestão de tempo é transformadora.  

E esta, para mim, é a verdadeira função do tempo. O tempo deve ser transformação e liberdade. No entanto, a maioria das mulheres faz dele um cativeiro, onde todos os dias se sentem presas, assoberbadas, engolidas pelas tarefas, pelas escolhas que fazem, pelas listas que se acumulam… E pela constante falta de tempo.

Acredito que todas podemos aprender a gerir o nosso tempo, que todas podemos melhorar a forma como organizamos os nossos dias e fazer com produtividade. E sabes o que é produtividade?

É a diferença entre não ter tempo ou energia ao final do dia ou ter tempo e energia de sobra para investirmos no que que quisermos.

Eu gosto de ter tempo para cumprir todos os meus objetivos e de fazer coisas interessantes, mas também gosto de usar o meu tempo como quiser e isto chama-se liberdade. Mas só aqui cheguei quando percebi que aprender a gerir tempo é muito mais interno do que externo e, obrigatoriamente, tem de passar por um processo que nos transforme.

Queres saber como?

Inscreve-te no meu workshop “Aprende a Fazer do Tempo o Teu Aliado”, porque vamos falar sobre isto e muito mais.

É gratuito e online, por isso, o que tens a perder?

Sabe mais aqui https://joanareiduque.com/ws-aprende-a-fazer-do-tempo-o-teu-aliado/

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!