Sem CLAREZA não há tempo que possa ser gerido e motivação que dure para sempre

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Para decidires que precisas de fazer alguma coisa de diferente em qualquer área da tua vida, precisas, primeiro, de entender que há alguma coisa que não está. Ou seja, precisas de ter CLAREZA sobre a posição em que estás e isto é determinante quando estamos a falar de Gestão de Tempo.

Só podes determinar o teu destino, e como lá chegar, se souberes de onde partes. Este é o ponto inicial e que, sem ele, não consegues sair de onde estás. Ou seja, tens de te entender a ti mesma e àquilo que estás a viver. No caso da gestão de tempo, tens de perceber como organizas o teu dia; em que despendes os teus dias ou o teu tempo; que impacto isso tem na tua vida; o que te está a faltar; o que estás a perder ao não gerires o teu tempo.

E, para mim, a clareza só se obtém de uma forma. Investigando. Investigando o nosso mapa interior, porque esse é o único que guarda todas as coordenadas que precisas para viveres feliz com o teu tempo.

Precisas de investigar a pessoa que és. Precisas de investigar o que, realmente, queres para a tua vida e o que estás a fazer com ela e vais, então, encontrar as respostas que te colocam no local da grande partida: Estás a perder tempo de qualidade com a tua família? Estás a perder tempo de qualidade contigo mesma? Andas sempre demasiado cansada? Estás a investir num trabalho que não te deixa feliz? Estás a usar isso, ou qualquer outra coisa, como desculpa para não avançares e fazeres algo diferente com o teu tempo?

Na verdade, vais conhecer-te a fundo. Vais ganhar conhecimento sobre ti. Vais conquistar CLAREZA sobre o ponto exato onde estás e como vives a tua vida. E, depois, resta-te escolher:

– ou aceitas a vida que tens e ficas no mesmo sítio;

– ou percebes que estás a perder algo que pode impactar a tua vida e que vai condicionar a resposta à maior pergunta de todas: ‘como quero chegar ao final da minha vida?’.

Na maioria das vezes, é aqui que sentimos o apelo de avançar. E este apelo, garanto-te, é forte, é profundo, mas vem com medos, dúvidas e receios. Mas também vai ressoar em ti, porque vem lá do fundo. Porque, quando temos clareza e sabemos que podemos fazer alguma coisa, o nosso espírito inquieta-se.

E aqui a ideia não é de criar-te um problema e viveres com esta inquietação, é, antes, levar-te ao ponto em que estarás munida do que é preciso para avançares, então, para a TUA gestão de tempo.

Ao contrário do que possas pensar, a principal habilidade de quem gere bem o seu tempo não tem tanto a ver com determinação, foco, cumprimento de agenda, cumprimento de tarefas… a principal habilidade acontece muito antes, é a capacidade de estar no início da ponte, aprenderes a dissipar o nevoeiro e tomares consciência daquele que é, exatamente, o lugar onde pretendes chegar, percebendo como podes transformar e recriar o teu tempo. Isso é o que alimentará a tua determinação, a tua motivação, o teu empenho no cumprimento da tua agenda. E a isso chama-se CLAREZA.

Com clareza, percebes também o tamanho da responsabilidade que tens sobre a tua vida. Isso é bom e assustador ao mesmo tempo. Mas, garantidamente, é o caminho para uma vida mais feliz. Costumo dizer que é o caminho para viver a vida a Full Time!!

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!