Sabes qual é a palavra mais valiosa do teu vocabulário?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Parece incrível, mas a palavrinha “não” é a mais preciosa do teu vocabulário no que toca a gestão de tempo… e a quase tudo na vida.

Não é o dizer ‘não’ por dizer, mas antes, decidir pronunciar aquele ‘não’ consciente e coerente com aquilo que está alinhado connosco, com aquilo que nos faz sentido e faz sentido para a nossa vida.

Viver presa num ‘sim‘ constante é condenares-te a um mar de coisas que não queres fazer, nas quais vais perder imenso tempo e energia e que, na verdade, não te levam a lado algum, a não ser àquele lugar onde a tua vida perde sentido, onde o teu tempo é gasto em tarefas ou atividades que não gostas ou não queres fazer ou não são prioritárias e, às tantas, estás numa teia de afazeres que só contribuem para alimentar a tua desmotivação, tristeza, cansaço, desgaste…

Por isso, diz ‘não’. Aquele ‘não’ que significa dizer ‘sim’ à tua vida: que significa dizer sim a ti e a tudo aquilo que te faz sorrir, rir, sentires-te inteira e que, no final do dia, te proporciona aquela sensação de realização, de dever cumprido… e a gostar mais de ti, da tua vida, das coisas que fazes nela!

Fazer um esforço para dizer ‘não’ a coisas que não são valiosas, em vez de aceitares tudo o que te surge pelo caminho. Poupa-te tempo e muitas angústias.

Se não defenderes, constantemente, o teu tempo e a tua atenção contra tarefas, pedidos e compromissos que não resultam na tua produtividade, na construção daquilo que tinhas planeado para o teu dia, a tua vida tornar-se-á enfadonha, cheia de rotinas mal acabadas e correrias infindáveis atrás do tempo. Estarás hiper ocupada, mas não estarás a ser produtiva.

A tua energia deve ser usada no que é mais importante e mais essencial para ti.

Pensa nisso!!

E começa a dizer ‘não’, mais vezes.

Depois, diz-me como te sentiste!!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!