A melhor ferramenta para gerir o Teu Tempo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Falo muitas vezes de uma das melhores ferramentas para gerir o tempo e a vida – a CLAREZA. Mas, afinal, o que é isto da clareza?

Ter clareza é ter consciência do que está a minha volta, é ter consciência do que quero, é ter consciência da minha realidade, dos limites que me imponho (ou que permito que me imponham). É estar consciente das minhas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. É reconhecer o que sei e o que não sei sobre um determinado assunto, neste caso sobre gestão de tempo.

É como se trouxesses luz à tua vida e à tua gestão de tempo.

É como se ficasses com uma visão mais clara e iluminada!

E fazê-lo é muito simples. Podes usar perguntas, exercícios ou reflexões.

Neste momento, o que te convido a fazer é uma reflexão. Isto porque quando conseguimos resgatar a clareza sobre um determinado assunto, neste caso sobre a gestão do nosso tempo, o que acontece é que é praticamente impossível não começar a fazer as coisas de forma diferente.

Na fase inicial do trabalho que faço com as minhas clientes e alunas, o que fazemos é criar clareza em relação à sua vida e à forma como se organiza, pois é importante perceber como gerem o seu tempo, as suas prioridades, a sua agenda e os seus objetivos.

Esse momento, que parece simples, pode ser verdadeiramente desafiante, porque é aí que nos deparamos com a nossa realidade de uma forma como ainda não a tínhamos visto. Ou se calhar até já o sabíamos, mas optámos por ignorá-lo. Sabes aquela imagem da avestruz com a cabeça enterrada na areia, pois é exatamente isso que fazemos quando não queremos criar clareza e preferimos fingir que não percebemos o que está a acontecer à nossa volta.

Dou-te um exemplo: muitas vezes nos desafios, workshops e cursos que lanço, as pessoas que participam acabam por descobrir que dedicam tempo a coisas a que não se deviam dedicar e que não conseguem dizer que não a pessoas ou situações a que deveriam dizer um redondo NÃO!

Apercebem-se, também, de qual é o impacto real que isso tem nas suas vidas e quando chegamos a essa parte, pode ser assustador! Não é fácil percebermos que estamos a perder tempo e a desperdiçar vida, com coisas que não nos dão prazer, que nos tiram energias, que nos angustiam e que nos tornam ansiosos, podendo até estar a viver na dependência da validação de outros. Ninguém quer viver uma vida indesejada!

Mas é assim atingimos a clareza, aquele momento HAHA, em que percebemos que temos, mesmo, de fazer algo diferente. Assim que trazemos luz e consciência para a nossa vida é impossível manter tudo igual.

Então, como é que se cria clareza?

Colocando as seguintes questões em relação à nossa vida:

  • Como é que eu despendo o meu tempo?
  • Com que é que eu estou a perder tempo?
  • O que é que realmente me dá prazer?
  • A quem (e a quê) é que não digo não e deveria de dizer?
  • Que projeto é que está guardado e que nunca mais olhei para ele porque não tenho tempo?
  • Que hobbies têm sido adiados eternamente, porque eu não tenho tempo?
  • Que tempo de qualidade é que eu dedico aos meus e às minhas coisas?
  • Quanto tempo é que dedico a mim própria?

Estas são questões que te vão ajudar a criar clareza e por isso te desafio a fazê-las.

Até as podes usar numa base diária, porque ao trazeres clareza para a tua vida e para tua gestão de tempo, vais colocares-te num ponto de ação, um ponto em que vais, obrigatoriamente, querer fazer diferente para conseguires uma vida diferente.

Estejas de férias ou trabalhar, reserva algum tempo para responderes às questões que aqui partilhei. Esse é o desafio que te deixo!

Se quiseres partilhar comigo as tuas respostas ou o impacto que ter mais clareza trouxe para a tua vida, já sabes que estarei por aqui para ler e responder.

Desejo-te uma excelente reflexão!

Até breve.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!