O que é isso da “Melhor Versão de Mim”?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Todos os dias ouvimos um coach, terapeuta, facilitador, motivador ou alguém no mundo do desenvolvimento pessoal a dizer que devemos procurar a nossa melhor versão.

É um tema tão frequente como a questão de sairmos da nossa zona de conforto (mas sobre este assunto teremos outro artigo).

Neste meu artigo resolvi falar um pouco sobre o que acho da busca (muitas vezes desenfreada e pouco estruturada) pela nossa melhor versão.

Também eu, desde que entrei neste mundo do desenvolvimento pessoal procuro a minha melhor versão. Invisto no meu conhecimento, no meu crescimento, no meu autoconhecimento, mas para quê?

Qual o verdadeiro motivo que nos leva a procurar a nossa melhor versão? E temos todos de o procurar agora?

Antes de procurarmos a nossa melhor versão, temos de conhecer a versão atual, este é o primeiro passo. Saber quem sou, o que gosto, o que me dá prazer, o que me realiza, quem quero ao meu lado, o que não gosto, o que não quero para mim, quem não quero ao meu lado.

É importante conhecer a minha versão atual! E significa que se eu procuro a minha melhor versão a que existe hoje não serve? É dispensável? É uma má versão de mim?

Não acredito nada nisso, e até acredito que esta busca desenfreada pela minha melhor versão pode criar uma pressão acrescida em nós próprios como se a nossa versão atual não servisse. Na minha visão não é nada disto!

A minha versão atual é a melhor que tenho agora, é a que construi com base no meu conhecimento, na minha experiência, na minha vida. E essa versão é maravilhosa! Entender e aceitar isso é o primeiro passo para o crescimento! Só depois de aceitarmos quem somos e gostarmos de quem somos, podemos procurar melhorar ainda mais a minha versão atual!

Quando entrei no mundo do autoconhecimento percebi que havia partes de mim que não aceitava, mas que eram (e são!) eu! Que faziam parte e que eu tinha de as aceitar e amar. Por exemplo, uma das características da minha personalidade (tipo 8 do eneagrama – se não conheces não te preocupes pois prometo escrever um artigo sobre eneagrama futuramente) é ser demasiado assertiva e muitas vezes ser até “bruta” quando quero transmitir uma ideia. Neguei esta minha caracterist8uca, envergonhei-me e culpei-me. Mas depois entendi que apenas tinha de saber gerir esta minha necessidade de transmitir o que penso, podia fazê-lo de uma forma verdadeira para mim mas numa ainda melhor versão. Tendo em conta quem me estava a escutar por exemplo. Melhorando a minha escuta ativa. Para o conseguir tive de aceitar, agradecer e melhorar. Só isso.

Procurar a nossa melhor versão tem de passar pela gratidão da nossa versão atual que maravilhosa, mas pode ainda ser melhor!! Sem culpas, nem pressões.

Quando descobrimos a maravilha que é a versão atual podemos responder ao verdadeiro objetivo de procurar a melhor versão de nós. Aprimorarmos o que somos e quem somos. Para que aproveitemos o nosso dia a dia verdadeiramente.

O que achas sobre tudo isto? Faz-te sentido?

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!