O Efeito Balão Vazio

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

A minha curiosidade sempre me fez procurar por mais e mais conhecimento e assim tem sido desde que me conheço. Fazia um curso, aprendia uma técnica, fazia outro curso, lia um livro e assim foi durante muito tempo, até que em um determinado evento presencial, há uns anos, o formador disse algo que só mais tarde fez sentido e mudou a minha estratégia de “papa-cursos”. Dizia o formador: “Estou mesmo a ver, vocês estão aqui este fim de semana, saem daqui pessoas novas, com novos conhecimentos, com imensa motivação e na segunda, terça ou quarta-feira, já esqueceram toda essa transformação.”

Aquela afirmação, inicialmente, incomodou-me: Claro que isso era impossível, mas que claro que aconteceu. Saía “renovada”, mas essa sensação de renovação não durava muito mais que duas semanas.

Talvez tu também te identifiques e também tu vás “papando” cursos, lendo livros, adquirindo mais e mais conhecimento, mas e depois? Ficamos felizes por investirmos em nós, no nosso crescimento pessoal e profissional, mas e depois? Para que serve tanto conhecimento, ferramenta, se não o sabemos verdadeiramente aplicar e colocar em prática?

Quantas vezes só te lembraste mais tarde e depois já nem sabias como implementar? É possível equiparar essa sensação a um balão com hélio:  impecavelmente cheio e vistoso, mas que com os dias vai decaindo, murchando e fica vazio.

Assim acontece connosco e com o conhecimento que adquirimos: enche-nos de orgulho, mas vamos deixando vazar até que fique completamente vazio, simplesmente porque não utilizamos o nosso conhecimento na prática, porque não colocámos as mãos na massa.

Talvez tu também te identifiques e pertenças a este grupo ao qual eu pertencia. Talvez tu também consumas conhecimento mais pelo ego do que pela transformação e está tudo bem com isso, contudo, acredito que nós podemos fazer diferente e, por isso, venho desafiar-te a isso mesmo! Pensa em algo que aprendeste ultimamente e implementa hoje, sim HOJE!

Não percas tempo, não te dês ao luxo de perder tempo. Mantém o teu balão cheio!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!