Resiliência e produtividade

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Em 2019 decidi fazer pela primeira vez uma caminhada de 27 kms, basicamente começava no palácio de mafra e terminava no palácio de Sintra.

Foi um grande desafio, até porque na altura tinha muito pouca preparação para uma caminhada daquela envergadura e além disso choveu o dia todo. Acredita que 27 km em trilhos de terra batida, areia e afins, sobre chuva foi muito duro.

Mas abreviando a história, comecei devagar sem expetativa de terminar, o meu único objetivo era fazer o máximo que conseguisse, o máximo que o meu corpo me permitisse. Fossem, 5, 10, 20km não interessava.

Caminhei durante 6 horas e pus à prova a minha capacidade física, utilizei estratégias de foco que falharam, tentei vários tipos de passada que foram falhando ao longo do percurso, tentei caminhar acompanhada, depois sozinha, depois acompanhada novamente (a minha companheira dessa parte da caminhada foi determinante), tentei fingir que não tinha dores, depois fui a queixar-me durante algum tempo, depois cantei, depois conversei, depois meditei em andamento… pensei em desistir muitas vezes, muitas mesmo. Ora por um motivo ora por outro não desisti. Coloquei a minha resiliência no máximo e consegui completar os 27 km.

Resta dizer que fiquei vários dias com um andar novo, mas foi uma prova completamente superada!

E o que tem isto a ver com produtividade? Tudo!!

Também no percurso que fizeres para te tornar altamente produtivo, e não apenas no teu cargo profissional, no teu negócio ou com a tua equipa, mas em todas as vertentes da tua vida vais precisar de ser resiliente!

E o que é isto de ser resiliente? É tentar, falhar, caminhar 2 passos para a frente, 4 para trás, mais 5 para a frente, cair, levantar e simplesmente continuar. Continuar porque sabes, mesmo que duvides, que o resultado virá.

No teu percurso de busca pela alta produtividade aplicada, vais experimentar diversas estratégias, vais falhar muitas vezes, e voltar a tentar outras tantas.

A verdade é só uma, se quiseres chegar ao fim dos teus “27km”, se quiseres aplicar a produtividade com impacto em todas as áreas da tua vida, terás de utilizar a tua resiliência dia após dia, com a certeza de que no fim a tua recompensa de uma vida com resultados não só em termos profissionais, mas acima de tudo em termos pessoais, familiares e todos os que pretenderes será simplesmente espetacular!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!