Qual o hobbie preferido dos teus filhos?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Estamos a entrar numa época que é tipicamente de família, de união de encontros. Adoro esta época do Natal!

É também nesta época que nos questionamos o que oferecer, o que gosta o nosso pai, o nosso colega, o nosso filho. Pode parecer um pouco óbvio, mas acredito que muitas vezes não é assim tão óbvio.

Quantas vezes não sabemos responder a questões tão simples como qual o hobbie preferido do nosso filho? E não sabemos porque andamos tão embrulhados no nosso trabalho, nos nossos problemas, responsabilidades e expetativas que acabamos por descurar alguns aspetos que podem parecer de menor importância mas que são essenciais. São essenciais na conexão dos que estão ao nosso lado.

E a situação torna-se ainda mais importante quando eu nem sei responder qual o meu próprio hobbie preferido, e há tantos de nós que nunca parou para se perguntar isso, e quando o faz não sabe a resposta.

Quando em 2014 fui operada à cabeça, tomei consciência que andava a dar tão pouca importância a coisas “menores” mas na verdade são “porMaiores” como, por exemplo, o que eu gosto de fazer, o que gosta quem vive comigo, qual a história dos meus pais, tios, avós. Essas conexões são essenciais para nos mantermos em equilíbrio pois são elas que alimentam o nosso espírito e as nossas emoções.

E como fazer isto numa vida tão corrida? Uma vida em que nem sempre fazemos refeições juntos, ou apenas falamos do essencial. Ou temos tão pouco tempo útil ao lado dos nossos e estamos ocupados com deveres e responsabilidades?

Para conseguir criar e aprofundar a conexão devemos tratar esses momentos com a seriedade com que tratamos uma reunião ou um projeto. Dedicar tempo útil na nossa agenda semanal pode parecer meio tolo mas é uma forma de tratarmos estes momentos com seriedade e nos obrigarmos a cumprir.

É importante lembrar que quando já não existirmos neste mundo, são as memórias que criámos que ficam e assim ficaremos com os outros.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!