A imagem que temos da vida e de nós mesmos influencia?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Uma das minhas grandes bandeiras é que a Produtividade não se resume a estratégias para organização e aproveitamento do nosso tempo. Essa forma tão redutora de ver esta área esquece toda a nossa complexidade como pessoas, em especialmente como mulheres.

Assim aspetos como a nossa ciclicidade, a vergonha de dizer não, a nossa autoestima e a forma como vejo a vida têm um impacto determinante em toda a nossa vida e naturalmente também na nossa produtividade.

E hoje, dedico este artigo ao impacto que tem a nossa perspetiva positiva ou negativa que temos da vida e de nós próprias. Na verdade, a forma como encaramos os desafios, as adversidades e os momentos de felicidade molda as nossas emoções, os nossos comportamentos, a nossa produtividade e, em última instância, nosso destino.

Então o que é isto de ter uma perspetiva positiva? É dizer frases bonitas, fazer afirmações poderosas? É bem mais que isso. Ter uma perspetiva positiva é ter a capacidade de ver o lado bom das situações e encontrar oportunidades mesmo quando é difícil. Quando adotamos esta mentalidade positiva (e tem mesmo de ser adotada, pois é mais fácil ser negativo), somos mais resilientes diante dos desafios e mais facilmente os vamos superar. Quando acreditamos que somos capazes de lidar com os obstáculos, somos impulsionados a agir de forma mais proativa e a enfrentar os problemas de frente.

Esta perspetiva mais positiva, também influencia os nossos relacionamentos e a nossa saúde física, mental e emocional. Pessoas com uma visão positiva da vida tendem a ser mais empáticas, generosas e compreensivas com os outros, o que fortalece os laços de afeto e amizade. Além disso, uma mentalidade positiva está associada a menor stress e a uma maior sensação de bem-estar geral.

A acrescer a tudo isto, está o facto de quando me sinto bem, tenho uma perspetiva positiva da vida, produzo melhor, aproveito melhor o meu tempo e priorizo as minhas necessidades e os meus desejos.

Por outro lado, a perspetiva negativa pode levar a uma espiral descendente de pensamentos pessimistas e crenças limitantes. Enquanto a perspetiva positiva abre portas e nos estimula a crescer, a perspetiva negativa pode nos tornar reféns de medos e inseguranças. Esta mentalidade derrotista pode nos impedir de explorar o nosso potencial, limitando as nossas ações e as nossas possibilidades de sucesso.

Além disso, a perspetiva negativa também afeta os nossos relacionamentos e a nossa autoimagem. Quando nos concentramos excessivamente em nossas falhas e fraquezas, podemos sentir-nos inadequados e menos capazes de alcançar nossos objetivos. Isso pode levar a uma baixa autoestima e dificultar a nossa capacidade de nos relacionarmos positivamente com os outros.

Naturalmente que quando nos sentimos assim, dificilmente conseguimos produzir como queremos. Qualquer imprevisto é um drama que altera a nossa energia e que nos leva a perder tempo.

Uma coisa é certa, todos enfrentamos momentos de dificuldade e incerteza, por isso é importante criarmos estratégias que nos ajudem a viver de forma mais leve e tranquila esses mesmos desafios. Partilho aqui algumas:

1. Praticar a gratidão: Focar nas coisas pelas quais somos gratos ajuda a mudar o foco dos problemas para as coisas positivas que temos na nossa vida. Além disso, mostra ao nosso cérebro que esse é um padrão que é bom para nós.

2. Desafiar pensamentos negativos: Quando identificamos pensamentos negativos e crenças limitantes, podemos questioná-los e substituí-los por pensamentos mais positivos e construtivos.

3. Visualizar o sucesso: Se nos visualizarmos a alcançar os nossos objetivos, estamos a criar uma sensação de confiança e determinação.

4. Termos pessoas positivas à nossa volta: O convívio com pessoas positivas, apoiantes e motivadoras pode influenciar positivamente a nossa própria perspetiva.

No fundo, acredito que a forma como vemos a vida e a nós mesmos é uma escolha, e é uma poderosa que pode mudar o nosso bem-estar físico, mental e emocional, pode melhorar as nossas relações interpessoais e a nossa realização pessoal. A perspetiva positiva torna-nos capazes de enfrentar desafios com coragem e a aproveitar as oportunidades que estão em todas as situações.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!