O que estás a dar ao teu tempo?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

De volta à escrita, hoje decidi fazer um mergulho. Mergulhar numa reflexão sobre o bem mais precioso que temos: o nosso tempo. Cada momento que passa é uma oportunidade única, e as escolhas que fazemos a cada dia moldam quem somos e o que atingimos. Convido-te a pensares o que realmente significa o que estamos a dar ao nosso tempo e como essas escolhas impactam a nossa produtividade e bem-estar.

Em primeiro lugar criar consciência em relação à forma como vivemos o nosso tempo.

Quantas vezes passamos pelos dias sem realmente perceber como estamos a usar nosso tempo? Estamos tão ocupadas a pensar em algo que já passou ou em algo que ainda não aconteceu, que nos esquecemos de viver o que verdadeiramente podemos: o dia de Hoje.

Já ouviste falar de mindfulness e essa é uma forma de estares presente no teu momento presente. Um simples hábito que te vai permitir conectar com cada instante.

Em segundo lugar, as escolhas que fazemos no nosso dia a dia devem refletir o que nos guia, o nosso alinhamento, os nossos valores e as nossas prioridades. Se não sabemos quais são como podemos escolher bem o que fazer com os nossos minutos? É essencial fazer esta reflexão e escrever para que se torne claro que caminho seguir.

Um a outra questão muito importante é termos a capacidade de nos mantermos conscientes relativamente ao que nos distrai e nos faz perder tempo. Sabemos que o nosso cérebro quer novidade a toda a hora e o telemóvel, com a facilidade de acesso a informação como por exemplo nas redes sociais, são importantes distrações de tempo. Perdemos tanto tempo com informação perfeitamente desnecessária, tempo que poderíamos utilizar com algo bem mais alinhado connosco.

Um exemplo de como devemos investir o nosso tempo somos nós próprias. Se eu entender que o tempo que invisto em mim, seja em crescimento pessoal, aprendizagem ou mesmo auto cuidado, é tempo que nos permite expandir e sermos mais felizes, pois somos na verdade a personagem principal da nossa vida.

E até podes dizer «tudo isso é fantástico, mas eu não tenho tempo», mas nesse caso deixa-me dizer-te que é importante termos coragem de eliminar o desnecessário, o que não nos acrescenta. Dizer não a compromissos que não nos servem ajuda-nos a criar espaço na nossa agenda. Lembra-te que muitas vezes o menos é mais.

Em jeito de final de reflexão, não posso deixar de trazer a importância de vivermos em abundância de tempo. E como se faz isso? Agradecendo o nosso tempo, os pequenos momentos, os instantes mais simples, as oportunidades que temos capacidade de reconhecer por estarmos atentas e presentes.

Cada momento tempo importância, assim como o tempo que dedicaste a esta reflexão. Estás a transformar a tua vida pois podes usar cada minuto como um presente para ti própria.

Que esta minha partilha te inspire a ser mais consciente, a viver com intenção e a seres grata pelo tempo que tens. O que estás a dar ao teu tempo é o que estás a dar à tua vida. Vamos fazer com que valha a pena.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!