O Poder das Palavras

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

“Palavras leva-as o vento” dizem os nossos ditados populares mas será que as palavras são assim tão leves e sem importância?

Acredito que o sentido deste ditado refere-se ao poder das ações, mais do que das palavras, mas a verdade é que as palavras têm também um poder e uma força muito grandes.

Quando transformamos os nossos pensamentos em palavras (ditas ou escritas) estamos a dar-lhe corpo e vida. Assim, quando falamos connosco por exemplo, e as palavras que utilizamos têm um impacto imenso nas nossas ações, na nossa auto estima e na nossa perspetiva dos acontecimentos.

Quando era uma adolescente as palavras que os outros me dirigiam tinham um peso imenso, não tanto pelo que era dito mas mais pelo que eu achava que queria ser dito. Nessa altura sofria muito com as palavras e não as utilizava de forma saudável para mim.

Depois de alguns anos, percebi que as palavras e a sua força me podiam ajudar se as utilizasse a meu favor. Nessa altura, percebi que a escrita tinha um impacto muito grande em mim.

As ideias que se tornavam reais, o peso das mil e uma coisas que me impediam de dormir ou ser criativa que se tornava leve depois de escrito.

As palavras escritas são um instrumento maravilhoso para nos tornarmos mais leves.

Hoje, sei que as palavras que me dirijo a mim própria são também muito poderosas ou muito devastadoras pois podem-me por nas nuvens ou deitar-me completamente abaixo. E é por isso que as escolho, e as corrijo cuidadosamente. Se alguém me tem de tratar bem em primeiro lugar sou eu.

E assim é para ti também. Que palavras utilizas para ti? Que impacto têm na tua auto estima?

Desafio-te a refletires sobre isso e a aproveitares o fantástico poder das palavras.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!