Os nossos dois relógios internos

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Todos os dias acordamos, tomamos o pequeno almoço, trabalhamos, almoçamos e seguimos o nosso dia, e todos os dias fazemos igual. Já te perguntaste porque o fazemos desta forma?

Já te perguntaste porque tens mais foco de manhã ou mais tarde?

A realidade é que nós somos guiados por um relógio interno, melhor por dois relógios, mas já lá vamos.

Todas as pessoas, homens ou mulheres têm no seu interior o seu relógio interno guiado pelo cortisol e a melatonina, que são duas substâncias químicas que temos no nosso organismo e que determinam os melhores momentos para acordar, ter atenção, estar acordado, ir dormir.

Assim é importante respeitar esse relógio biológico que nos diz, entre outras coisas, que nos devíamos deitar pelas 23h e acordar pelas 7. Que nos diz ainda que há alturas de maior foco e outros de menor atenção.

Se respeitarmos esse relógio podemos potenciar o nosso nível de energia ao longo do dia.

O que é fantástico em nós mulheres é que além deste relógio que nos orienta durante o dia, temos um relógio mensal. Sim leste bem, temos um relógio mensal que é determinado pelas 4 hormonas do nosso ciclo feminino e que nos potenciam a produtividade no feminino.

Assim, conforme as hormonas variam a sua concentração ao longo do mês varia também a nossa predisposição para o pormenor, ou para a ação, ou para a comunicação ou ainda para a reflexão.

Quando eu conheço o meu ciclo e as minhas predisposições ao longo do mês consigo potenciar a minha produtividade e o meu crescimento.

Assim, pensa como é fantástico podermos alinhar a nossa produtividade com estes dois relógios internos que são nossos, estão no nosso organismo e que não precisam de qualquer estratégia externa a nós.

Observarmo-nos e registar a nossa energia, a nossa disposição, a nossa capacidade de foco pode ser muito útil para distribuirmos as nossas tarefas conforme o nosso relógio e o nosso padrão. Assim desafio-te a fazeres este registo para escutares o teu corpo e com isso aprenderes como trazeres toda essa informação para a tua produtividade.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!