Buracos e Montanhas… Altos e Baixos…

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Talvez existam coisas na tua vida que gostarias que não acontecessem e talvez tentes lutar contra elas, mas elas fazem parte de ti!

Ao longo da minha vida tive vários desafios que foram essenciais para me tornar naquilo que eu sou hoje, para alterar a minha visão de vida e que me fizeram dar mais valor ao que tenho no dia a dia. Sem esses momentos eu não seria como sou!

Há uma música do Jason Mraz que gosto muito pela mensagem que transmite e que gostaria de partilhar. Chama-se “Life is Wonderful” e fala sobre os opostos que não existem um sem o outro. Em determinada altura a letra diz que “é preciso um buraco para existir uma montanha”. Essa frase faz-me sempre lembrar muitas das situações e desafios que vivemos.

A vida é feita de altos e baixos e todos temos momentos tristes, que nos angustiam, nos frustram e preocupam. Provavelmente, preferíamos que não acontecessem, mas sem eles não daríamos o devido valor aos momentos em que estamos bem, em que nos sentimos felizes ou às nossas conquistas.

É preciso reconhecer que existem “buracos” na nossa vida, não para cair neles ou ignorá-los, mas para os aceitar como parte do caminho, porque os momentos menos positivos também nos constroem. Não falo de resignação, de baixar os braços e deixar que a vida aconteça sem qualquer intervenção da nossa parte. É preciso agir, mas da forma certa. Lutar à toa contra a vida só nos retira força e enfraquece, no entanto, se nos centrarmos nas aprendizagens e nas soluções, tal como a montanha, quando ultrapassamos os obstáculos tornamo-nos maiores e mais fortes. É tudo uma questão de olhar para a perspetiva certa.

 Por isso, sempre que estejas a passar uma fase mais difícil ou se estiver a acontecer alguma coisa na tua vida que preferias que não acontecesse, pensa que tudo isso faz parte de ti, de quem és e procura o que podes aprender com esse desafio. Para além disso, deves agradecer a oportunidade de viver estas situações e de crescer com elas.

 Ou seja, bastam três passos para viveres melhor qualquer desafio: aceitá-lo como parte natural da vida; aprender o que tiver para te ensinar; acolher as possibilidades que crescimento e colocá-las em prática.

Desta forma tudo poderá ser relativizado. E quando digo relativizar, não me refiro a tirar valor ou importância, mas apenas a viver de forma mais leve e tranquila. 

 Eu tenho colocado todos estes passos em prática ao longo dos últimos anos. Apliquei na minha vida e partilhei com alunos e clientes, sempre com muito bons resultados. Agora é a tua vez!

 Partilha comigo os teus desafios e aprendizagens, para que juntas possamos continuar a fazer crescer montanhas!

Podes ainda ver o meu vídeo sobre este tema no meu canal do Youtube: https://youtu.be/6QJyqsW2v4I

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!