Porque pedalas tu?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Hoje ao fim do dia fui fazer uma aula de spinning, (ciclismo indoor) e durante esta aula, como pedalamos sem parar e na maior parte do tempo em esforço, encontramo-nos connosco e com os nossos pensamentos e perguntava-me “porque estava eu ali?”, “Porque pedalava eu como se não houvesse amanhã?”, se ainda estivesse na rua a ver paisagens… Se ainda pedalasse para chegar a algum lado…“Porque é que apesar das minhas dores insistia em estar ali?”

Na aula de spinning somos chamados a além de fazer exercício físico, a desafiarmo-nos, a abstrairmo-nos e a pedalar sem sabermos o destino final…Na verdade esta aula assemelha-se em muito ao percurso que fazemos dia –a –dia… Nem sempre caminhamos em direção a qualquer coisa, nem sempre sabemos para onde vamos, como vamos,  se vamos lá chegar…Simplesmente continuamos a caminhar, a pedalar… Simplesmente avançamos porque parar não pode ser opção.

Quando estou no trabalho e a coisa não está a correr bem, o que muitas vezes me pode apetecer é desistir, parar, abandonar um caso… Mas na verdade que direito tenho eu de fazer isso??? Não aceitei eu o desafio de ter a profissão que tenho? Não aceitei eu o desafio de me comprometer com aqueles que se “entregam” nas minhas mãos? Ainda que a coisa não corra bem, a solução é seguir… continuar…E aqueles que “pedalam” a nosso lado? Que nos motivam a continuar? Que “suam” connosco e que sentem as mesmas dores? Não merecem esses também que agradeça continuando? Motivando?
E nós próprios? Não merecemos “pedalar” só porque nos apetece?  Não merecemos chegar ao nosso objetivo e sentir-nos realizados? Não merecemos ser plenamente felizes? Claro que sim! Merecemos! Mas também temos de “pedalar” para lá chegar…

E quando estamos mais para baixo qual a solução? Quando temos um problema do tamanho do mundo, qual a solução? Parar? Desistir? Naaaaaa…. A solução é “pedalar” porque só assim ultrapassamos o que quer que nos atrasa, que nos atrapalha, que nos dificulta a caminhada.Naquele momento pedalava para atingir um limite que sabia conseguir (ou então nem sabia, mas que queria conseguir), pedalava para me sentir mais activa, mais viva…
Todos os dias “pedalo” para continuar bem, para que os que me rodeiam se sintam bem… E vou continuar a “pedalar”!!!!

Por fim quero agradecer a todos os que “pedalam” comigo, que me acompanham, que tropeçam comigo, que me ajudam a levantar… Podemos não saber para onde vamos, mas vamos lá chegar!!!

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!