O tempo livre é um dos mais importantes aliados da produtividade

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

É normal andarmos sempre atarefadas. E a lista de coisas para fazer, às vezes, é interminável e, então, o que a maioria das pessoas pensa é que tem de estar sempre a fazer, sempre a fazer, sempre a fazer. Ora, se também é isto que pensas e fazes, então, deixa-me dizer-te que estás muito errada!

Estarmos cansadas e continuarmo-nos a forçar para fazer é, na verdade, a pior decisão que podes tomar. Parar e descansar e, conscientemente, decidires que, naquele momento, não vais fazer nada, permite-te restabelecer e potenciar a tua energia e, quando voltares a produzir, vais ver como tudo corre de forma mais fácil e fluída. É, absolutamente, errado pensarmos que o tempo livre nos rouba produtividade. Pelo contrário. Muitas vezes, o tempo livre é aquela inspiração, aquele fôlego que precisas para seguires em frente com maior intenção e com mais determinação.

Há pouco tempo li uma frase, que retive na memória, e que dizia qualquer coisa como: a seta antes de ir para frente, tem de vir para trás para ganhar balanço. E o tempo livre é um pouco assim também, ou seja, paramos, retrocedemos um pouco, para depois avançarmos para a frente e até com mais velocidade.

Por isso, desengane-se quem ache que o tempo livre nos tira tempo de produção. Não. O tempo livre ajuda-nos a criar espaço para produzirmos mais e melhor e, se calhar, até mais rápido. É muito importante não fazermos, rigorosamente, nada ou fazermos algo que nos descanse e, aí, é o que tu quiseres, desde ler um livro, fazer croché, assistir a um filme, sentar no sofá com os filhos… enfim, o que tu mais gostares de fazer e te dê prazer.

E, agora, perguntas: “E como organizo o meu tempo livre?”

Ora, é como tu quiseres, mas o ideal é que, todos os dias, tenhas, nem que sejam 5 minutos só para ti, e não estou a falar do tempo livre a dormir, porque isso é descanso puro e, todos nós, temos e devemos mesmo dormir. Estou a falar de tempo para não fazer nada ou para fazer algo que gostas muito!!

E, atenção, quando falo de não fazer nada, não é ir para o PC ou para o telemóvel e ligares-te às redes sociais. Pelo contrário. É desligarmo-nos desse mundo também, porque isso impede que o cérebro desligue, porque está, constantemente, a ser bombardeado com informação e até acaba por se tornar incapaz de criar memórias a longo prazo, porque estamos, constantemente, a sobrecarregar o espaço destinado para guardar as memórias de longo prazo.

Por isso, se és daquelas que nunca pára, repensa os teus comportamentos e não descures o teu tempo livre. Só vais beneficiar com isso!!

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!