Aprender sobre tempo não é sobre estratégias, é mais sobre viagens!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

A Rita tem 70 anos e decidiu aprender sobre gestão de tempo e, para mim, é um orgulho ter uma aluna que olha a vida sempre como uma constante aprendizagem. Os seus objetivos são muito diferentes dos da Ana, por exemplo, que é gestora de equipas, já tinha feito imensos cursos sobre o tema, mas confessou que só encontrou no FullTime, o método diferente de fazer que a ajudou, realmente, a viver melhor o seu dia-a-dia profissional e pessoal.

De facto, aprender é uma questão de quereres, mas é também uma questão de escolheres a formação que se adequa a ti, que é moldável à tuas necessidades e não ao contrário.

A Susana é professora, é casada e tem uma filha, há anos que não tinha tempo para cuidar dela. Inscreveu-se e hoje, todos os dias, arranja tempo para ler e para fazer ginástica. A Hélia melhorou toda a sua produtividade diária, porque conseguiu incluir nas suas rotinas algo que já estava convencida que seria “impensável”, como uma caminhada matinal.

E como isso se faz?

Percebe, quais os cursos que te promovem a reflexão de quem és, do que queres atingir. Gerimos melhor o nosso tempo, quando percebemos que aquilo que fazemos faz sentido para nós e que não é apenas um mero cumprimento de agenda, com pausas pelo meio, recomendadas por alguém.

Às vezes, o que te faz mudar toda a tua perspetiva de tempo é algo tão simples como conseguires tempo para uma caminhada matinal.

A maioria das pessoas, pensa na gestão de tempo como algo que vais aprender a fazer, a fazer, a produzir, a produzir. E a gestão de tempo é, essencialmente, sentires-te bem em tudo o que fazes. E isso é mais difícil de se fazer. Porque, nem sempre sabemos que escolhas devemos fazer e como colocar o tempo ao serviço delas.

Não desistas de ter o teu tempo, não desistas de poder melhorar a forma como vives o teu tempo. Tempo é vida e podes escolher a vida que queres viver se souberes como viver o teu tempo. Parece confuso, mas é o resultado de uma viagem pelo que és, pelo que que queres, pelo que ambicionas.

Escolhe aprender. Sempre. Escolhe aprender algo que sempre te leve a ti, que nunca te afaste do que és, que te ajude a viver alinhada com o que tu queres.

O tempo não se impõe. Vive-se. Por isso, é que a Susana, agora consegue fazer ginástica e ter tempo para ler. É também a razão por que a Hélia já consegue ter tempo para as suas caminhadas matinais, algo que não fazia há anos. E é também a razão por que a Rita, aos 70 anos, se inscreveu. Todas querem o mesmo: não se sentirem assoberbadas pelas estratégias, mas antes, que elas, as estratégias, lhes sirvam o propósito de terem uma vida mais feliz. E, repara, a chave que elas perceberam que mudaria as suas vidas não foi algo de gigante, mas foi algo de tão extraordinário como uma caminhada. E porquê? Por que o extraordinário é sempre à medida de cada um!!

As estratégias são muito importantes, mas não funcionam da mesma maneira para todas as pessoas. Escolhe o curso que percebas que te dá espaço para elas, as estratégias, se moldem a ti e não ao contrário. Que te dê a oportunidade de personalizar os conceitos, que te ajude a transformar cada ideia e recriá-la para o teu mundo, tornando-te, assim, capaz de a concretizar hoje, amanhã e depois de amanhã…. Enfim, escolhe um curso que possas personalizar e que te garante que vais ter sempre alguém que te oriente, que te acompanhe, que te ajude nesse caminho.  Sozinha vais ser sempre mais difícil, mais duro e vai demorar muito tempo.

Mais ainda. Escolhe algo que não te pressione. Se fazes um curso de gestão de tempo, é porque não tens tempo, logo o curso, só por si, não deve ser mais um foco de pressão na tua vida… no teu tempo. Se for online, talvez te dê espaço para o incluir na tua falta de tempo.

E escolhe também uma formação que te permita envolveres-te com uma comunidade. Conviver com colegas que se sentem, exatamente, como tu, ajuda-te a perceber que não estás sozinha. Por isso, motiva-te e inspira-te. E ainda te garante ajudar e ser ajudada.  

Então, vamos arriscar e aprender?!

Joana Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!