Tens o tempo que a tua mente escolhe viver

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Avaliar a forma como pensas o teu tempo, como a tua mente o vê, o aceita e o entende é o primeiro passo que deves dar para começares a gerir o teu tempo de maneira diferente. Sem isso, dificilmente, vais mudar alguma coisa no teu tempo e na tua vida.

A maioria das pessoas vive e vê o tempo sempre em escassez, por isso, é tão comum ouvirmos expressões como: “só tenho duas semanas de férias”, “o dia foi tão bom, mas foi tão rápido” e tantas outras do género. E o que é que isto significa?

Significa que, em vez de te concentrares em estar presente naquele momento e deixares a coisa fluir e deixares correr o tempo, estás focada, concentrada na escassez, naquilo que te falta.

Por isso, se não começarmos logo a refletir e avaliar a forma como pensamos e encaramos o tempo e deixarmos de o viver em escassez, passando a pensá-lo e vivê-lo em abundância, nada vai resultar. Precisamente, porque a tua forma de veres e viveres o teu tempo não te vai permitir vivê-lo e aproveitá-lo.

Costumo usar o exemplo do meu casamento. Na altura, não falava sobre gestão de tempo, mas, de forma inata, já aplicava um dos seus mais importantes conceitos.

O meu casamento foi feito e preparado pelo meu marido e por mim. Fizemos e preparamos tudo, desde os menus até à sangria que a preparamos no dia anterior… E toda a gente dizia-me, constantemente: “ah, estás a ter tanto trabalho e, quando chegar o dia, nem sequer o vais aproveitar, de tão a correr que ele vai passar”.

No final do dia do meu casamento – que foi um dos dias mais felizes da minha vida – posso dizer que não fiquei com essa sensação de ter passado rápido. Fiquei com a sensação de que o dia teve a duração que tinha de ter e eu vivi-o tão intensamente, que não estava triste por ele ter acabado, mas estava feliz por o ter vivido!

Na altura não sabia o que isto significava. Agora sei. Sei que vivo em abundância de tempo, por isso, é-me tão fácil aproveitar pedacinhos pequenos do dia.

Imagina que tens uma hora livre. Se pensares “ah, só tenho uma hora”, ela vai passar e tu não vais aproveitá-la. Mas, se pensares “ah, tenho ainda uma hora inteira” asseguro-te que vais fazer e podes fazer muitas coisas.

Esta mudança de pensamento, permite-te percecionar o tempo dessa hora de uma forma abundante, vivê-la de uma forma abundante e aproveitar, efetivamente, esse momento.

Percebes, agora a importância da Escassez e da Abundância?

Aliás, este é um dos conceitos que partilho logo no arranque do meu curso Full Time, porque sem esta visão diferente do tempo, não há como criar tempo.

E tu? Como andas a pensar o teu tempo?

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!