Liberta-te das Expetativas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Como lidas com as tuas expetativas?

Estamos quase no final do ano, e o normal é fazermos alguns planos, algumas projeções.

Queremos que o ano eu começa seja melhor, seja mais leve ou mais produtivo. Queremos alcançar objetivos mais específicos ou mais gerais.

E é tão importante termos esta visão, pois ela dá-nos orientação, como quando vamos de viagem, sabemos para onde queremos ir. Só precisamos decidir o caminho. Mas o que acontece se não acontecer tudo como planeamos?

O que sentimos quando a vida dá uma volta e tudo o que projetamos altera?

Na realidade, por mais planos e preparações que façamos não controlamos o desfecho de nada.

E é por isso que é muito importante libertarmo-nos de expetativas. Então, mas Joana, não é suposto visualizarmos o que queremos? Desejarmos com muita intenção?

Sim é suposto! É suposto até sentirmos como se já o tivéssemos alcançado, e com isso traçar todo um plano de ação, e agir com essa mesma intenção. Mas sem pressão nas expetativas!

Quando estamos presos às expetativas o que acontece é que não aceitamos que o desfecho seja diferente. E quando o desfecho é diferente culpamo-nos por isso, e assumimos uma responsabilidade que não é nossa. E com isso não somos nem generosos nem amáveis connosco próprias.

Um outro perigo das expetativas é acharmos que o nosso valor está apenas no desfecho e não no processo. E por isso muitas vezes sentimo-nos frustrados e incompetentes, simplesmente porque não controlamos tudo. Mas isso é um facto! Não controlamos!

Quando, por outro lado, projetamos, criamos um plano de ação, fazemos tudo o que está ao nosso alcance e aceitamos que não controlamos o desfecho, sentimo-nos em paz, pois fizemos utudo o que podíamos, com as condições que tínhamos. E se o desfecho é diferente, aceitamos e aprendemos com o mesmo.

Assim, agora que o novo ano abre portas, projeta, visualiza, planeia, cria um plano de ação, age e aceita o que daí vier! Faz tudo o que puderes, mas deixa fluir e aceita! Vais viver de uma forma muito mais leve e mais feliz!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!