Objetivos…. START

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Sim leste bem, Objetivos… Start e não smart! Passo já a explicar.

Ontem, na 1ª aula da Jornada da Produtividade falámos do que eu acredito ser o ponto de partida (start) de um qualquer plano de ação. O ponto de chegada!

Quando queres implementar um plano de ação, ou ainda antes, quando o queres planear, tens de começar pelo fim, pela meta, pelo objetivo. A partir daí, e não esquecendo nunca o ponto de partida, podemos desenhar todo o plano.

E assim, resolvi neste artigo, de falar de objetivos.

Muitos de nós (sim nós porque já estive nesse grupo) tem dificuldade em criar objetivos e a mantê-los. Ao observar e trabalhar com tantos alunos e clientes, percebo que este é muitas vezes um ponto em comum.

Após análise e estudo, chego à conclusão que (apesar de depender de cada um) esta dificuldade em criar (e manter) objetivos se prende com alguns aspetos:

1. A quase obrigatoriedade de se utilizar uma técnica pré-estabelecida e que “deve” funcionar para todos, mas não funciona. E como não funciona, achamo-nos incapazes e não estabelecemos objetivos

2. Termos medo de não os atingir então nem os definimos. E muitas vezes esse medo é inconsciente, pois nem temos noção que nos estamos a limitar à partida

3. Pensar em objetivos tão grandes que nos assustam, e atenção que eu acredito que temos de pensar grande, mas o grande é uma soma de partes, o que acontece é que nos esquecemos disso.

4. Escolhemos objetivos tão dentro da nossa zona de conforto que não nos desafiam, não nos apaixonam e por isso desistimos.

Entre outras situações claro está.

O que tenho observado da minha experiência em mim, e nos outros, é que o segredo está em aliarmos um sonho a um objetivo. Desde que trabalho produtividade que a ideia de sonho é algo distante e que o objetivo é algo mais próximo, concordo totalmente, mas também sei que o sonho é algo que me apaixona, me entusiasma, enquanto um objetivo é algo que TEM de ser feito, ponto. E porque não podemos juntar os dois?

Passo a explicar, se eu estabelecer um objetivo que seja o próximo suficiente que eu saiba que vou conseguir atingir (mesmo que para isso tenha de aprender habilidades diferentes por exemplo) e juntar a paixão de um sonho tenho a certeza de que vou manter esse objetivo e vou atingi-lo.

Desafio-te a estabeleceres 1 ou 2 objetivos com esta visão e partilhares qual a diferença que faz. Na minha vida faz TODA a diferença! Espero que na tua também.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!