
“No barulho das luzes”
Esta é uma expressão que se utiliza muitas vezes de uma forma meio irónica, mas na realidade há aspetos visuais na nossa organização que causam muito ruído.
Sim leste bem, a forma como os nossos olhos encontram a nossa realidade causa ruído na nossa produtividade.
Vou explicar melhor com alguns exemplos.
Se abrires agora o teu e-mail, quantos e-mails tens para ler? Quantos estão “guardados” na caixa de entrada há semanas?
De cada vez que abres o e-mail, parece que sentes o peso de todos esses “pendentes” sobre a tua cabeça, pois esses e-mails que não leste, ou já leste e não despachaste, ou até despachaste, mas deixaste na caixa de entrada causam aquilo a que se chama de “ruído visual”. No fundo, é como se te pesassem e criassem barulho na tua cabeça, peso e barulho esses que te impedem de focares a 100% porque eles estão lá… sossegados, dormentes, em stand by, mas lá!
Outro exemplo é a organização da nossa secretária e aí devo confessar que ando em processo :D.
Uma secretária desorganizada tira-te a vontade de trabalhar, tira-te foco, são “pendentes” que vão pesando. Mais uma vez tens “ruído visual” que te impede de ser produtivo a 100%.
Podes achar que isto é um pequeno pormenor e que não é por isso que não consegues ser completamente produtivo, mas a verdade é que tudo conta. E estes “pequenos pormenores” podem fazer toda a diferença!
Deixo-te um desafio para esta semana. Arrumares algo na tua organização que seja “ruído visual” e depois conta-me o que sentiste.