Hoje é Dia da Criança e este é para mim um dia muito especial.
Sempre fiz questão de manter a criança viva em mim e às vezes não é assim tão fácil, pois vivemos rodeados da expetativa de como nos devemos comportar como adultos que somos.
A verdade é que as crianças nos ensinam milhares de coisas que já estiveram em nós, mas que nos esquecemos rapidamente. Felizmente, quando temos filhos surge a oportunidade (se o quisermos) de voltar a sentir tudo novamente como quando tínhamos a idade que eu tinha nesta fotografia.
E podem perguntar então: “que te ensinam as crianças Joana? E como está isso relacionado com a tua realidade atual, com o teu trabalho?”
Em primeiro lugar, as crianças vêm soluções bem rápidas e simples para a grande maioria dos seus “problemas”. Raramente vemos uma criança presa na posição de vítima, muito pelo contrário, a sua capacidade de foco na solução deveria ser estudada. Se juntarmos essa capacidade à imaginação, conseguem-se soluções verdadeiramente mágicas.
Em segundo lugar as crianças conseguem usufruir verdadeiramente de cada bocadinho e das pequenas coisas. As crianças deslumbram-se com as pequenas coisas, divertem-se com pouco e fazem de um momento uma verdadeira festa.
Por último, e há muito mas muito mais, as crianças quando têm uma ideia, um objetivo, digamos, não desistem até conseguirem. A motivação para o atingir é sempre enorme e raramente desistem, mesmo que nem sempre corra como estavam à espera.
Todos nós devíamos trazer a nossa criança a toda a hora à nossa consciência! Quando gargalhávamos sem vergonha, brincávamos sem querer parar, inventávamos mil aventuras a toda a hora e sempre sem limite, sempre sem impossíveis.
Esta semana, vou voltar a um dos hobbies que me faz ser criança, o teatro e é tão maravilhoso! Sei que a menina desta fotografia ia ficar orgulhosa! E que me iria dizer que eu estava no caminho certo!
O que te diria a tua criança de 5 anos?