Parar para avançar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Hoje escrevo-te e estou a dois dias de ir para um retiro. Não podia ter calhado melhor altura para o tema que te trago hoje.

Pois é, ir a um retiro era algo que queria há muito fazer e que finalmente tudo se conjugou e vou. Apesar de estar numa altura de grande trabalho, senti que parar era necessário, na verdade, mais que necessário era obrigatório!

E porque partilho isto? Durante muitos anos, sentia que parar era perder tempo. Parar era morrer dizia muitas vezes, mas com todos os desafios que fui vivendo, alguns deles em que a própria vida me obrigou a parar. Aliando esses momentos a todo o conhecimento que fui adquirindo, percebi que as paragens eram obrigatórias!!!

Mas antes de perceber que é essencial parares, interessa perceber porque não te sentes confortável a parar, a não fazer nada, a simplesmente estar (e muitas vezes apenas contigo)?

Eu sei porque me custava parar e talvez algumas das razões até possam ser as tuas, se pensares um pouco sobre isso.

Eu não me sentia confortável a parar por vários motivos, e nenhum maravilhoso, deixa já ser spoiler (:D)

Em primeiro lugar, sentia-me culpada. Como assim estar parada sem estar a fazer algo, a resolver algo, a ajudar alguém, a ser útil para alguém? Que egoísmo… Parecia que parar era um luxo e não era para mim. Eu não o merecia!

Depois não parava porque sempre entendi que tinha valor por aquilo que produzia! Se parasse, não produzia, não tinha valor. Isto é completamente louco, eu só existia se mostrasse serviço!!!

E por último não parava porque (um bocadinho de suspense, porque esta é para mim a mais dura realidade) não queria pensar!!! Sim isso mesmo! Não queria pensar, questionar as coisas, a minha realidade, as minhas certezas! Eu sei que não sou a única com esta dor, vejo-a em muitos dos meus alunos e clientes, apesar de muitas vezes, nem termos noção disto. E é tão impottante pensar! Ter dúvidas, ter ideias, estar connosco e com as nossas dores, planear, desejar, sonhar, arranjar soluções. Tudo isto apenas no abstrato, apenas a pensar, sem fazer nada! Já partilhei noutra ocasião que há muitos empresários, CEOs que tiram dias para pensar pois entendem que essa é a chave para o seu sucesso. Quando não pensamos entramos na roda do rato e aí já se sabe, não vamos a lado nenhum!

Assim, hoje a mensagem é simples. Pára!!! Obriga-te a parar! Não precisas de ir a um retiro como eu, se não te fizer sentido, mas cria momentos de paragens em que simplesmente não fazes nada!

Vais te tornar muito mais produtivo a seguir se levares a sério a importância de parar.

Em tudo na vida, o equilíbrio é essencial, e este equilíbrio vive de movimento e paragem. Assim, convido-te a avançares parando!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!