Tu gostas de estar na roda do rato

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Estou a imaginar a tua cara quando viste o título deste artigo. Se me segues, sabes que grito com todos os pulmões que temos de estar constantemente a sair da roda do rato. E acredito mesmo nisso, mas há uma constatação que tenho verificado em mim e nos outros que é importante entender e pensar sobre ela.

Nós gostamos de estar na roda do rato.

Sim gostamos mesmo!! E o que é isto de estar na roda do rato? É aquele “confortozinho” de estarmos na mesmice, de não termos de nos esforçar por fazer diferente pois aquilo que estamos a fazer vai funcionando, de aceitarmos o que “a vida nos dá” sem tentar mais nada.

Nós gostamos de não lutar pela nossa felicidade, porque é mais fácil estar atentos ao que nos falta, ao que corre mal, ao que nos desilude.

Nós gostamos de não sair do nosso cantinho, sem pensar muito, nem fazer muitos planos, porque assim não nos comprometemos e não falhamos… e a vida é tão difícil!

Nós gostamos da roda do rato pois aceitamos o inevitável, sem tentar o impossível.

Porque sair da roda do rato dá um trabalho do “caraças” (e desculpa a expressão) mas dá mesmo!

Estar sempre presente; Procurar ser melhor; Descobrir quem somos com o que gostamos e acima de tudo com o que não nos orgulhamos; Aceitar que podemos ter limites mas que não somos esses limites e com isso assumir a verdadeira responsabilidade da nossa vida dá trabalho! E se dá trabalho!!

Ver cada desafio como uma oportunidade é duro! Ver sempre o copo meio cheio e não nos queixarmos é difícil! Aceitar a nossa vulnerabilidade em vez de fingir que somos super mulheres e homens e que temos dias de “cocó”, mas que eles não nos definem, é tramado.

Nós preferimos o fácil e conhecido. Temos medo de mergulhar demais em nós, pois pode faltar-nos o ar. Mas eu acredito que é nessa falta de ar que aprendemos a respirar novamente.

No fim de contas é mesmo fora da roda que crescemos e que somos felizes!! É aí que nos colocamos ao serviço do mundo e marcamos a nossa história! Porque afirmo perentoriamente quando eu desaparecer deste mundo, é porque sai da roda do rato que vou deixar o mundo diferente!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!