O sonho que não vivi

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Todos nós nos levantamos de manhã porque no fundo vivemos focados em sonhos que gostávamos de viver. Todas as noites adormecemos a desejar lá no fundo realizar os nossos sonhos. A grande questão surge, quando deixamos de vislumbrar esses sonhos e passamos a sobreviver e não verdadeiramente viver.

E porque acontece esta mudança? Porque passamos de vida a sobrevivência? Porque não atingimos os nossos sonhos? Simples, porque são apenas sonhos.

“O sonho comanda a vida” – já dizia António Gedeão, mas o que verdadeiramente comanda a vida é mais do que simples sonhos. São os sonhos transformados em objetivos e em ação.

Nesta reflexão, quero levar-te aos teus sonhos mas mais do que isso quero levar-te ao momento em que deixaste de os querer viver, em que eles passaram a estar apenas e somente na tua cabeça como algo que “um dia, quem sabe?” poderias viver.

Os sonhos, geralmente os grandes (e às vezes mesmo os pequenos) metem medo, parecem longínquos e, na maioria das vezes, difíceis de atingir. Este medo leva-nos a esperar pelo momento certo, o momento em que vou ter mais condições, mais dinheiro, mais formação, mais confiança, o momento em que me vou sentir mais preparada. Mas esse momento perfeito nunca irá chegar e assim fico na estação à espera do comboio do momento certo que não chega.

Nunca haverá momento certo ou perfeito, e o tempo vai passar e nós ficamos sempre com aquele medo que nos parou e nos tornou observadores e sobreviventes da nossa própria vida.

Há uns anos, quando fiz um processo de coaching e auto conhecimento, visualizei para mim uma série de sonhos e objetivos que gostava de atingir. Na altura esses sonhos pareciam-me tão grandes e longínquos que me aterrorizaram. Na noite a seguir à sessão em que falámos disto, não dormi, estava a morrer de medo e enviei uma mensagem ao meu coach a dizer: “Estive a pensar e não quero nada disso! Estou tão bem quietinha e sem me chatear!” O meu coach gargalhou e disse: “Que bom sinal! Estás cheia de medo. Isso é o sinal que o caminho é mesmo por aí!”

E era mesmo. Alguns desses sonhos até já se manifestaram atualmente.

O que acontece é que o principal motivo por todos os sonhos que não vivemos, somos nós próprios. Porque temos medo e ficamos paralisados ou então porque estamos à espera do momento certo e perfeito que não chega. Nunca chegará.

Além de tudo isto, quando vivemos uma vida corrida, e vamos na onda, utilizamos desculpas como “o sem número de tarefas”, “a falta de tempo”, “as responsabilidades”, “as prioridades do momento”, para não nos metermos a caminho dos nossos sonhos.

Se olhares para a tua vida, que sonho estás a adiar? Que desculpas estás a utilizar? Que momento certo esperas?

O tempo passa e quando olharmos para trás será tarde demais.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!