O melhor investimento que fiz até hoje.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

A questão do dinheiro é algo que tenho trabalhado nos últimos anos, e ainda tenho muito trabalho a fazer, sei disso, mas hoje decidi abrir um pouco este meu lado para quem em lê.


Sempre me custou investir em mim, e não estou a falar apenas de dinheiro, mas também de tempo. Achava que os outros mereciam o meu tempo e o meu investimento e eu ficaria depois. Todos precisavam de mim e quando eu conseguisse lá dedicaria a mim própria.
Quando fui obrigada a parar após a cirurgia de remoção do meu tumor, percebi que era desconfortável estar só no lugar de quem precisa de ajuda, de atenção de cuidados. Foi duro perceber que o único momento em que o fiz foi quando foi obrigatório e eu nem o aceitava muito bem.
No entanto, e com este processo percebi que tinha mesmo de investir em mim. Não podiam estar só os outros e as suas necessidades na minha lista.


Assim, passei a dedicar tempo ao meu autocuidado, às minhas preferências, às minhas atividades. Além disso, passei também a investir no meu crescimento, comprei livros e fiz cursos, muitos cursos. Alguns deles com investimentos que me tiraram da zona de conforto (naturalmente, sem nunca colocar em causa a minha subsistência), mas o curioso é que quanto mais desconforto o investimento me causava, mais comprometida eu estava e mais transformação sentia. Era como se a energia que eu tinha depositado naquele investimento viesse para mim em forma de transformação, disciplina e compromisso.
Estas experiências fizeram-me perceber que nunca tinha valorizado verdadeiramente o meu crescimento e só eu sei como isso foi determinante para estar onde estou hoje e impactar todas as vidas que impacto.
Cada um de nós saberá quando terá de dar o seu salto, mas quero que te lembres que enquanto não te valorizares, ninguém te valoriza, enquanto não investires em ti, ninguém o fará. Eu tenho de ser a minha primeira amiga, pessoa, cliente.


Acredito profundamente que o melhor investimento que fiz até hoje em tempo e dinheiro foi mesmo em mim própria e no meu crescimento. Não deixes de crescer por “não teres disponibilidade”. Isso apenas quer dizer que não és a tua prioridade e sem dúvida que tu tens de ser a tua prioridade!

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!