Eu achava que o Autoconhecimento era o início, mas enganei-me

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Quando em 2014 fui desafiada pela vida com o meu Tumor na cabeça, e mais tarde quando percebi que era capaz de superar esse desafio, percebi que tinha de fazer algo mais. Tinha de me reencontrar e foi nessa altura que enveredei, pela primeira vez, pelo autoconhecimento. Fiz cursos, workshops, tornei-me coach. Pensei que tinha encontrado o ponto de início da minha jornada. Mas enganei-me.

O autoconhecimento não é o princípio, aliás, não é SÓ o principio, é o meio e o fim. O autoconhecimento é um processo que nos tem de acompanhar ao longo de toda a nossa jornada, sim essa que não acaba nunca.

Imagina que somos uma cebola (mas sem o cheiro ok?), somos feitas de camadas, uma por baixo da outra, e outra por baixo de outra ainda. O autoconhecimento é esse descascar das nossas diferentes camadas. Vamos conhecendo a nossa essência a cada momento, vamos crecerndo e vamos aprofundando ainda mais esse conhecimento.

Vamos adaptando a nossa realidade ao que vamos aprendendo e vamos aprendendo um pouco mais.

Percebemos que somos diferentes de todos os que conhecemos, somos únicas e especiais. Percebemos que nem tudo funciona connosco, e está tudo bem com isso.  Perecebmos que temos um lado luz, mas também um lado sombra, que nos dói (e por vezes envergonha) mas que faz parte de quem somos.  Percebemos que honramos padrões que não são nossos, e temos de criar os nossos. Percebemos o que são os nossos valores, os nossos limites, os nossos poderes e as nossas fraquezas.

O autoconhecimento é uma ferramenta, uma magia na verdade que nos leva de novo a nós e que nos permite ajustar tudo à nossa verdade.

É por isso que não imagino ensinar produtividade sem autoconhecimento, não me faz sentido dizer aos outros como ser mais produtivos, sem que saibam adaptar e respeitar as técnicas à sua verdade.

Acredito que já tenhas iniciado esta jornada de3 autoconhecimento e fico feliz por isso, mas se event8ualmente ainda não o fozeste, não percas a maravilhosa oportunidade de te conheceres mais e mais. A maravilhosa oportunidade de viver a tua verdade em todas as áreas da tua vida.

O autoconhecimento vai fazer-te sair do piloto automático e só por isso já será uma vitória.

Ontem o meu filho João dizia: “Mãe a vida anda rápido. Ainda ontem a Carolina era bebé e agora já vai para o 5º ano! E eu mãe!! Vou para o 12º!” E respondo-lhe agora: Sim filho, a vida corre, por isso vamos aproveitar cada dia, cada momento. Não nos deixemos ir em rodas do rato. Merecemos bem mais que isso!

E tu também mereces. Começa por mergulhar em ti própria.

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!