Parar e ajustar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Sempre fui uma pessoa muito apressada. Tudo tinha de ser para ontem, tudo tinha de ser para já.

Quando comprava um livro, lia as últimas páginas, para entender o final da história, o que raramente acontecia é certo.

Durante anos fui assim. Estar em ação sempre foi o meu forte, e hoje sei que também a minha fraqueza. Não sabia o que era estar parada, não sabia o que era esperar. Ainda hoje tenho algumas reservas com o assunto esperar, mas vamos adiante.

Nos últimos meses decidi abrandar. Decidi que não iria estar sempre em ação, pois percebi que esta ação constante me levava a um lugar de algum stress e muitas vezes nem conseguia usufruir.

Além de tudo isso, estar sempre a agir colocava-me também em constante esforço e quase nunca em flow. Eu que me queixava tantas vezes e não estar em flow, a realidade é que era eu própria que impedi esse tão desejado flow.

Esta paragem, ou pelo menos este abrandar, permitiu-me estar muito mais presente, usufruir e observar para poder também ajustar e tomar decisões.

Está estudado que as pausas são essenciais, elas permitem-nos pensar (e quantas vezes nem temos tempo para pensar!) e permitem-nos estar também num estado de presença, que é efetivamente o oposto de estar na “roda do rato” ou em modo automático.

Criar pausas deveria ser obrigatório, quer na nossa vida pessoal (muitas vezes estamos em casa e não sabemos parar), quer na vida profissional (trabalhes como empreendedora ou por conta de outrem) pois quando essas pausas acontecem, tudo melhora: o nosso foco, a nossa motivação e a nossa energia.

Como diz Chris Bailey (invetigador em produtividade) “As pausas ajudam-no a trabalhar de forma mais atenta e deliberada, a conceber novas ideias, a entrar em modo de divagação, a refletir sobre o seu trabalho, a compreender o sentido daquilo que faz e, em última análise, a tornar-se mais produtivo”.

Eu tenho sentido que esta pausa que me impus tem permitido ter novas ideias, novos projetos, novas vontades. Tem permitido ainda pensar sobre o que tenho feito e porque o tenho feito, e considero que todos o deveríamos fazer, e até acrescento, de forma obrigatória.

Refletir sobre as pausas que temos feito pode ser o início deste caminho. Aceitas o desafio?

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!