Agir ou esperar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Um dia fui à pesca com o meu marido, não que achasse que ia adorar mas porque sabia que ele gostava e porque não tentar perceber essa paixão.

Fomos e preparamos tudo, achei muito interessante toda a preparação das linhas, anzois, iscos. Escolhemos um sítio e montámos todo o aparato necessário. Depois de tudo preparado esperámos. E esperámos, e esperámos. E eu desesperei e desesperei. Como seria possível gostar de estar ali simplesmente à espera, sem agir, sem conseguir mudar o tempo ou o rumo do que estava a acontecer. “E mudar o isco?” “E por mais isco?” “E ir para outro sítio?”. Não fazemos nada disso, apenas esperamos. Confesso que não repeti a experiência, nem me lembro se apanhámos algum peixe, mas percebi que mais do que o número de peixes apanhados, o meu marido adorava todo o processo e a espera era apenas uma parte do processo.

O João aceitava essa espera que a mim me atormentou como uma parte integrante e necessária da nossa ida à pesca.

Durante muito tempo fui assim. Impaciente, com pressa, em pressão. Nos últimos tempos percebi que estar sempre nesse registo já não me servia. Precisava aprender a aceitar e esperar. Agir era muito importante, mas esperar tinha igual peso e importância.

Quando estamos sempre numa energia de ação contínua, deixamos de ter a capacidade e oportunidade de avaliar, ajustar ou mudar. Julgamos que aquele é sempre o caminho, que tenho de fazer acontecer e às vezes apenas tenho é de esperar acontecer.

E isto significa sermos consequência das circunstâncias? Nunca! Somos a causa. Somos resposta e não reação (como diz a minha grande amiga Sónia Ferreira). Nós temos a responsabilidade das decisões que tomamos, dos caminhos que escolhemos, mas isso não significa que tenha sempre de andar em modo ação.

Hoje sei que sair da minha zona de conforto é esperar, parar e aceitar. E estar nesse lugar pode ser mesmo desconfortável, mas tem sido também muito importante e útil, aliás diria mesmo essencial.

Deixo-te a ti que lês este artigo um desafio. Em que energia é mais confortável estares? Ação ou Aceitação e Espera?

O que podes ganhar quando te colocas na energia que te tira da zona de conforto? Experimenta e logo verás.

Entretanto fico à Espera do teu feedback 😉 Entras em Ação e comentas?

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!