Nós adoramos cumprir tarefas!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter

Ainda antes de começar a área da gestão de tempo de uma forma mais técnica, achava muito interessante a utilização de listas de tarefas ou ações. E percebi, rapidamente, que todos os grandes gurus da produtividade falavam disso, mas não exatamente como eu achava que seria o expectável.

Sempre acreditei que ter uma lista de coisas a cumprir era muito poderoso, mas a verdade é que esse poder era relativo, pois muitas eram as vezes em que a lista se tornava um verdadeiro monstro no meu dia, uma prisão que me condicionava e me causava frustração. Isto porque eu colocava muito mais tarefas do que aquelas que conseguia cumprir, porque não tinha previsto o tempo que cada tarefa demorava e escolhia projetos em vez de tarefas (voltaremos a este conceito noutra ocasião).

Então mas porque continuava a utilizar as listas? Porque me dava tanto prazer fazer o check a cada ação cumprida e rapidamente esquecia o sentimento de frustração?

Tenho a certeza que já sentiste este poder secreto de super mulher (ou super homem!) que cumpre e elimina tarefas da sua lista.

Pois, na verdade cumprir estas tarefas dá-nos prazer, pois ativamos no nosso cérebro a produção de uma hormona, a dopamina que é a chamada hormona do prazer, e é isso que nos mantém fieis às listas.

Então e agora podes perguntar, se esta estratégia das listas pode ser perigosa pois nos engole, mas ao mesmo tempo temos prazer em cumprir, como resolver?

O “segredo” está na forma como eu utilizo as listas e na possibilidade de utilizar a dopamina como minha aliada.

Assim, assumindo que adoramos fazer check, vamos escolher para a nossa lista do dia, as tarefas que são verdadeiramente produtivas. Pergunta-te: Se só pudesse fazer 3 coisas hoje quais faria? Quais as que teriam mais impacto na minha vida ou no meu trabalho?

Escolhe essas como foco principal. E só depois avança para outras.

Utiliza a dopamina para te estimular a fazer efetivamente o que é importante e determinante para ti.

Continuarás a executar, mas intencionalmente, não apenas a cumprir uma lista de ações que apenas te mantêm ocupada. É assim que faço hoje em dia na minha vida e que recomendo a quem trabalha comigo fazer pois é indiscutível que todos adoramos ser executores 😀

E tu? Gostava muito de saber como tens feito até agora e se esta ideia te parece interessante.

Escreve-me, vou gostar de te ler,

Um beijinho

Joana

Joana Rei Duque

Joana Rei Duque

Deixe um comentário

Acerca de mim

O meu nome é Joana Duque e não me defino pelo que faço, mas pelo que sou!

Últimos artigos

Segue-me

Subscreva as minhas notícias

Ao subscrever está a aceitar as condições de politica de privacidade. Pode remover-se sempre que pretenda.

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!

You have Successfully Subscribed!